Igreja em Saída: Um Caminho Intergeracional entre Passado, Presente e Futuro

A Igreja Católica, ao longo de sua história, tem sido chamada a ser uma “Igreja em saída”, conceito impulsionado pelo Papa Francisco em seu pontificado. Esse termo carrega o convite para que a Igreja se torne mais missionária e próxima do povo, rompendo com um modelo introspectivo e alcançando as periferias existenciais e sociais. Para compreender essa missão, é essencial refletir sobre o passado, o presente e o futuro da Igreja e como o aprendizado intergeracional pode nos conduzir por esse caminho de renovação.

Passado: Herança Missionária e os Primeiros Passos

A herança missionária da Igreja remonta ao próprio Cristo, que enviou os apóstolos a todos os povos, sem distinção, com a mensagem do Evangelho: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mateus 28:19). A partir desse mandato, a Igreja Católica adotou a missão como um de seus principais pilares, impulsionando seus membros a levar a Palavra a todos os lugares do mundo. O Concílio Vaticano II reafirmou essa visão missionária, destacando no decreto Ad Gentes que “a Igreja é enviada a manifestar e a comunicar a caridade de Deus a todos os homens e a todas as nações” (AG 10). Essa herança fundacional molda a missão de “saída” que a Igreja ainda busca reviver e expandir.

Nos primeiros séculos, a expansão do Cristianismo envolveu sacrifícios e resistência a perseguições, mas o impulso missionário permaneceu inabalável. A obra de São Paulo, viajando e pregando em terras distantes, marcou o começo de uma expansão audaz e sem precedentes, inspirando gerações futuras. Documentos como o Evangelii Nuntiandi de Paulo VI reconhecem a importância dessa obra inicial e sua continuidade, ressaltando que “a Igreja existe para evangelizar” (EN 14), estabelecendo o caráter fundamental da missão. Essa persistência de pregar e viver o Evangelho, mesmo em contextos adversos, continua a inspirar os missionários do presente.

O Brasil, ao receber os primeiros missionários europeus, tornou-se também um dos territórios centrais para a Igreja Católica. A presença de padres jesuítas, como José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, transformou as Américas em campos férteis para a evangelização. Esses missionários, ao mesmo tempo que ensinavam a fé católica, buscavam também entender e integrar elementos da cultura local, mostrando que a missão da Igreja envolvia tanto evangelizar quanto valorizar a dignidade e a cultura dos povos nativos. Este espírito de integração cultural é um legado que ainda ecoa, como enfatizado pela CNBB no documento Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, que destaca a importância de “um diálogo inculturado que respeite a identidade e a cultura dos povos” (CNBB, DG 55).

Por outro lado, a Igreja passou também por períodos de introspecção e estruturação interna. Desde a Idade Média, com o surgimento de ordens religiosas e o fortalecimento da hierarquia eclesiástica, houve um movimento de centralização que, se por um lado ajudou na unificação doutrinária, por outro afastou a Igreja das populações mais marginalizadas. Mesmo com a grande obra missionária que seguia seu curso, o fechamento institucional impediu a Igreja de realizar plenamente o seu papel de presença e serviço, distanciando-se daquelas comunidades mais vulneráveis que hoje são o alvo prioritário de uma “Igreja em saída”.

Presente: O Convite para Ser uma Igreja em Saída

No contexto atual, o Papa Francisco convoca a Igreja a reencontrar o espírito missionário das origens, propondo uma Igreja em saída, como delineado na Evangelii Gaudium: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (EG 49). Essa mensagem reflete a urgência de um chamado à proximidade com o povo, especialmente com os que sofrem nas periferias sociais e existenciais. Mais do que uma opção, a “Igreja em saída” tornou-se um imperativo para que a fé cristã não seja apenas vivida internamente, mas ressoe na vida cotidiana das pessoas.

Este conceito também ecoa nas diretrizes pastorais da CNBB, que reforçam a importância de uma “Igreja pobre e para os pobres” no documento Diretrizes para a Evangelização no Brasil. Em uma sociedade marcada pela desigualdade, a Igreja no Brasil procura ser instrumento de justiça e compaixão, caminhando ao lado daqueles que sofrem. A proposta de uma “Igreja em saída” implica, para a CNBB, a missão de ir às periferias com uma abordagem prática de evangelização, que passa pelo acolhimento, pelo serviço e pela solidariedade com os mais necessitados (CNBB, DEB, 32).

Hoje, a relevância da Igreja em saída se mostra ainda maior em um mundo marcado por divisões, conflitos e crises de fé. Em meio a esses desafios, a Igreja se vê chamada a ser, como enfatiza o Papa, uma “hospital de campanha” (EG 46), acolhendo os que foram feridos pela sociedade, que incluem migrantes, marginalizados e até aqueles que, por desilusão, afastaram-se da fé. Nesse contexto, a Igreja não pode mais se dar ao luxo de uma postura passiva. A transformação social e o compromisso com os mais pobres não são apenas adições ao papel eclesial, mas elementos fundamentais para uma renovação profunda da missão da Igreja no mundo contemporâneo.

Essa abertura e compromisso prático com o mundo inspiraram também movimentos pastorais como as “Pastorais Sociais” no Brasil, que encarnam a Igreja em saída ao lidar diretamente com questões de habitação, educação e assistência social. A presença dessas pastorais demonstra como a Igreja pode atuar efetivamente em meio à sociedade, respondendo às necessidades concretas e promovendo uma evangelização que faz eco às palavras de Jesus: “tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me acolhestes” (Mateus 25:35). Essas ações pastorais revelam o potencial de uma Igreja que se une àqueles que mais precisam.

Futuro: O Desafio da Continuidade e da Adaptação

O futuro de uma Igreja em saída depende, em grande parte, da capacidade de unir o saber das gerações passadas com o ardor das gerações futuras. O Papa Francisco, em sua exortação Christus Vivit, sublinha a importância de um “diálogo intergeracional” que permita a transmissão de valores e de fé (CV 191). Ele defende que esse diálogo é essencial para que a Igreja continue a crescer e se fortalecer, pois somente uma Igreja que valoriza a experiência dos mais velhos e o entusiasmo dos jovens poderá responder aos desafios atuais.

A transmissão desse saber intergeracional deve também contemplar uma adaptação às novas realidades, incluindo a diversidade cultural, a tecnologia e a globalização. A CNBB, nas suas diretrizes mais recentes, sugere que a pastoral da juventude assuma um papel de protagonismo, orientando os jovens a verem-se como parte viva da Igreja, e não apenas como seguidores de tradições. Ao incluir a juventude nesse processo, a Igreja cultiva uma cultura de fé e ação, onde os jovens são incentivados a realizar projetos missionários em suas comunidades, contribuindo para a renovação da vida eclesial.

O Papa também lembra a importância do “cuidado com a casa comum”, um tema especialmente próximo da juventude. Em sua encíclica Laudato Si’, Francisco apela para uma conversão ecológica que engloba a proteção do meio ambiente e a promoção da justiça social, um chamado que certamente encontrará ressonância entre as gerações mais jovens (LS 217). Esse engajamento com a ecologia permite que os jovens vejam na Igreja um espaço de diálogo e de compromisso com questões urgentes e contemporâneas.

Além disso, o fortalecimento de uma “cultura do encontro” representa um caminho para que os jovens possam encontrar na Igreja um lugar de pertencimento e acolhida, como sugerido pelo próprio Papa Francisco na Evangelii Gaudium. A Igreja deve continuar a cultivar espaços de diálogo, onde os jovens sintam-se acolhidos e livres para expressar suas dúvidas e desafios. Esse é o caminho para que a juventude se sinta pertencente à comunidade de fé e para que a Igreja possa permanecer relevante no futuro.

A Igreja em Saída como Missão para Todos

Para que essa “Igreja em saída” seja uma realidade efetiva e duradoura, é fundamental que todos os cristãos compreendam seu papel na evangelização. Papa Francisco, na exortação Gaudete et Exsultate, reforça que a santidade se encontra na vida comum e cotidiana, ao dizer que “todos somos chamados à santidade” (GE 14). Dessa forma, não apenas os sacerdotes e religiosos, mas todos os leigos são convidados a ser sinais de Cristo no mundo, vivendo e testemunhando a fé onde quer que estejam.

Esse chamado à ação se estende a cada fiel, promovendo uma Igreja que é realmente comunitária e corresponsável. A CNBB também reforça essa visão em suas diretrizes, incentivando uma “Igreja ministerial e samaritana”, em que cada pessoa se sinta parte e responsável pela construção de uma comunidade ativa e acolhedora (CNBB, DEB 15). É a partir dessa mentalidade de corresponsabilidade que a Igreja pode crescer e se fortalecer, tornando-se cada vez mais fiel ao exemplo de Jesus.

Ao mesmo tempo, a vida de oração e os sacramentos permanecem centrais para a Igreja em saída, pois são eles que sustentam a força missionária. Papa Bento XVI, em sua encíclica Deus Caritas Est, afirma que a ação social da Igreja deve ser “alimentada pela oração” (DCE 37), uma reflexão que relembra a importância de fortalecer o compromisso missionário com uma vida espiritual intensa. A espiritualidade, portanto, é o alicerce de toda ação evangelizadora, lembrando aos fiéis que a verdadeira transformação ocorre a partir da união com Deus.

Dessa forma, ser uma Igreja em saída é uma missão contínua, sustentada pelo passado, impulsionada pelo presente e orientada para o futuro. Que todos, cada um em sua vocação e espaço, possam se unir nesse caminho, contribuindo para que a Igreja Católica continue a ser um sinal de amor e esperança, uma presença viva e atuante no mundo contemporâneo.

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